SOCIOLOGIA 1º ANO.
ATIVIDADES A DISTÂNCIA DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL- BLOCO 1
Leia o texto abaixo, combinando a leitura com a das páginas 11 a 23 do livro didático e também com os links sugeridos que serão encontrados ao longo da leitura. Os conteúdos, tanto deste texto quanto das páginas do livro, farão parte de uma rápida revisão antes de retomarmos o nosso programa do primeiro ano.
Bons estudos.
O QUE JÁ ESTUDAMOS
- Diferenciação entre fenômenos naturais e fenômenos sociais.
- Os fenômenos naturais independem da construção humana.
- Os fenômenos sociais são construtos humanos, a partir das interações indivíduos- indivíduos, indivíduos-grupos, grupos- grupos.
- Nessa linha, tudo que não é provocado pela natureza é considerado fenômeno social: a economia, os costumes, os valores morais, as grandes e pequenas relações de poder, as diversas instituições sociais (governos, famílias, igrejas, exércitos, etc), os diversos papéis sociais que desempenhamos na vida social (profissões, gêneros, hierarquias diversas, etc).
- A sociologia é uma ciência que busca, através de métodos científicos, compreender e penetrar as causas internas dos fenômenos sociais, que são o seu objeto de estudo.
- A sociologia é uma ciência relativamente nova, do final do século XIX, embora as primeiras tentativas de elaboração de uma ciência que estude os fenômenos sociais remontem à primeira metade deste mesmo século, tendo como elaborador principal o francês August Conte (1798-1857), criador do termo “sociologia”.
- Foi a partir dos estudos de outro francês, Émile Durkheim (1858-1917), que essa nova área do conhecimento é oficializada enquanto ciência. Em 1890, na Universidade de Bordeux, Durkheim coordena a implantação do primeiro curso universitário de sociologia. Em 1895 a sua obra “AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO” aprimoram as bases da sociologia enquanto ciência.
- É importante salientar que os estudos dos fenômenos sociais durante o seu desenvolvimento possuem três linhas gerais de interpretação, cada uma delas baseada em um autor que estudou esses fenômenos partindo de pontos de vistas e visões sociais diferentes fundaram ou deram as bases diferentes escolas sociológicas.
- Os três autores clássicos da sociologia, com as suas respectivas escolas são:
-Karl Marx (1818-1883)- Materialismo Histórico Dialético
-Émile Durkheim (1858-1917)- Funcionalismo
-Max Weber (1864-1920)- Sociologia Compreensiva
- Outro destaque importante é que a sociologia não se resume as obras destes três autores, porém, todo o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência partiu das obras deles, sendo por isso considerados os autores clássicos, a base da ciência dos fenômenos sociais.
- A Existência dos fenômenos sociais, aqueles que são gerados a partir das interações indivíduo- indivíduo, indivíduo-grupos, grupos-grupos remonta aos primórdios da humanidade, sendo, portanto, fenômenos tão antigos quanto a nossa existência enquanto espécie que se distanciou da sua condição natural e buscou dominar a natureza.
- Se por um lado os fenômenos sociais são tão antigos quanto à humanidade, o mesmo não acontece com a ciência que busca estudá-los, conforme já vimos acima.
- Durante a Idade Média (476-1453) predominou na Europa uma forma de interpretar os fenômenos, tanto sociais quanto naturais, tendo por base a religião cristã e a autoridade da Igreja. Dessa forma, a Filosofia e toda e qualquer ciência estavam abaixo da Teologia e dessa autoridade da Igreja. Os fenômenos eram interpretados como sendo vontade de Deus, castigo ou graça, ou frutos da maldade de demônios. Acreditava-se que forças sobre humanas eram a chave principal que controlava o mundo, se sobrepunha aos homens e mulheres e determinava o funcionamento da natureza e os destinos humanos.
Representação francesa do século XIII. A sociedade medieval dividade em três ordens (Clero, Nobreza e Camponeses) fenômeno que acreditava-se ter raiz por determinação de Deus e não obra dos Homens
- A medida em que a Idade Média entrou em declínio, os seus valores, instituições, crenças, também declinaram. A autoridade da Igreja como grande interpretadora do mundo foi perdendo espaço e novas formas de conhecimento foram surgindo, com destaque para a ciência.
- Nesse novo mundo pós medieval é que se desenvolveram as ciências, tanto naturais como sociais. As explicações dos fenômenos serão legitimadas não mais pela autoridade religiosa do Papa, mas pela autoridade da pesquisa científica, num processo que Max Weber chamou de “desencantamento do mundo”, onde o velho mundo encantado em que a humanidade se via apenas como um instrumento de forças sobre humanas vai desaparecendo. Nesse processo que se desenvolve um novo período, bem diverso do medieval vai tomando corpo, é a chamada Modernidade.
- Sobre a modernidade sugiro as seguintes leituras:
- Anotações de aulas
- Livro didático das páginas 12 à 19
- De uma forma muito geral podemos dizer que as maneiras como os fenômenos sociais e naturais foram interpretados variaram no tempo, só tendendo a tomar a forma de ciência num período chamado Modernidade.
- Dentre os eventos e processos sócio-históricos que impulsionaram a superação do medievo para a modernidade destacamos alguns:
1-Renascimento Comercial e Urbano. Trouxe consigo os elementos que possibilitaram a transformação da base social e econômica do feudalismo, forma de organização econômica da Idade Média: Burguesia, comércio, remonetarização, impulso ao sistema bancário, surgimento do sintema de créditos, urbanização, perda de poder dos senhores feudais.
Representação de uma paisagem medieval do século XV. Observe os camponeses vida rural predominando em volta ao castelo
Afresco do pintor italiano Ambrogio Lorenzetti (1285-1348) representando uma cidade medieval impulsionada pelo comércio
1-Renascimento Comercial e Urbano. Trouxe consigo os elementos que possibilitaram a transformação da base social e econômica do feudalismo, forma de organização econômica da Idade Média: Burguesia, comércio, remonetarização, impulso ao sistema bancário, surgimento do sintema de créditos, urbanização, perda de poder dos senhores feudais.
O banqueiro e a sua esposa, tela do holandês Marinus Claeszoon Vjan Reymerswaele (1490-1567), representa a nova classe social surgida e enriquecida a partir da Revolução Comercial e Urbana, a Burguesia.
2- A Reforma Protestante. O prestígio e o poder da Igreja fragmentam-se a partir da Reforma Protestante, que trás o homem, através do indivíduo, para o centro o centro da vida e da construção do mundo através da livre interpretação das escrituras sagradas. a Principal instituição medieval perde poder, autoridade e prestígio social na Modernidade.
3-As Grandes Navegações. Os deslocamentos de navegadores europeus em busca de rotas comerciais para incrementar as taxas de lucro da burguesia comercial europeia rompem a concepção medieval de mundo, antes restritos à Europa, Norte da África e a Ásia. O mundo da modernidade se integra geograficamente, ao contrário do mundo medieval.
Mapa de Psalter (1250) — uma das páginas de ilustrações de um livro de salmos do século XIII. Representa a perspectiva medieval TO, segundo a qual Jerusalém se situa ao centro do mapa (vale dizer, do mundo, uma vez que a Terra era o centro do mundo); no topo do mapa, abaixo do Cristo Pantocrático, claramente inspirado nas figuras bizantinas, cujos braços abertos guardam o mundo, o Paraíso Terrestre. Nota-se a presença de ícones bíblicos, tais como a Arca de Noé, a Torre de Babel, entre outros.
4- Iluminismo. O Século das Luzes (XVIII) trouxe consigo crença de que a razão humana é superior a autoridade da Igreja e do estado, sintetizada na figura do rei absolutista. O movimento iluminista foi a expressão de uma nova classe social, a burguesia, que enriquecia, acumulava riqueza, mas ainda não tinha o poder político e o prestígio social, monopolizados por antigos estamentos medievais, o clero e a nobreza.
Para Jean Jacques Rosseau: o homem é livre na medida em que dá o livre consentimento à lei, e consente por considerá-la válida e necessária. A soberania política pertence ao conjunto dos membros da sociedade e o fundamento dessa soberania é a vontade geral que não resulta apenas da soma da vontade de cada um, mas de uma consciência coletiva do que é melhor para a maioria. Sendo assim, num governo onde não prevaleça a soberania do conjunto dos membros, tem-se a tirania de um, do rei. Com Rosseau nasce a ideia de democracia moderna, onde soberano é o povo e os reis são usurpadores da verdadeira tirania.Para Immanuel Kant: só a razão e o seu uso sem limites impostos pelo estado através do rei e nem da Igreja através da autoridade religiosa pode possibilitar ao homem a liberdade e o esclarecimento. Dessa forma, o filósofo alemão entende o absolutismo e a Igreja como elementos que impedem a liberdade humana, o que dá bases teóricas para o estado liberal, democrático e laico.
5- A Revolução Francesa. Aqui são postas em práticas as ideias do iluminismo: a soberania é do povo e não do rei, a Igreja é um empecilho à razão e a liberdade, todos os homens devem ser iguais perante o estado, pois nascem iguais. Os privilégios de nascimento da nobreza são destruídos. A Revolução Francesa, liderada pela burguesia, derruba violentamente e radicalmente antigas instituições e relações sociais medievais. A modernidade burguesa garante a igualdade jurídica, mas legitima a desigualdade econômica.
O principal instrumento de morte era a guilhotina. Até mesmo o rei e sua família foram decapitados.
6-Revolução Industrial- O empoderamento econômico da burguesia, em especial a inglesa, a incentiva a buscar mais mercados pelo mundo afora, com a expansão desses mercados consumidores surge a necessidade de produzir mais e mais. Daí a obrigatoriedade de novos instrumentos e ferramentas que aumentassem a produtividade e a produção, surge a Revolução Industrial.
Mas, as novas máquinas não produziam as suas mercadorias sozinhas, com elas surge a necessidade do operário, que passa a trabalhar e produzir nas fábricas da burguesia. A classe operária passa a alugar-se, como se fora uma mercadoria, produz e entrega a produção aos proprietários das fábricas em troca salários. Surgem então novas relações econômicas que influenciam as relações sociais, a força de trabalho humana passa a ser uma mercadoria. As cidades crescem, a capacidade humana de produzir passa ser permanente revolucionada, o capitalismo amadurece e a desigualdade socieconômica se aprofunda, mesmo diante do crescimento incessante da riqueza.
ATIVIDADES:
1- Poste aqui no google class um comentário do que entendeu ou pergunta comparando a Idade Média com a Modernidade.
2.1 Escolha um dos chamados autores clássicos da sociologia, faça uma pesquisa sobre seu pensamento, as suas ideias e construa um texto relatando o que você aprendeu nessa pesquisa. Tente se aprofundar o máximo possível na pesquisa e no texto. Ao final do texto não deixe de colocar quais foram as suas fontes de pesquisa.
2.2 Observe cada um dos eventos históricos escolhidos para explicar a construção da modernidade e diga, através de um texto escrito, em que cada um deles contribuiu para o declínio da Idade Média e a construção da Modernidade. Ao final do texto não deixe de colocar quais foram as suas fontes de pesquisa.
Atenção, tudo deve ser postado no Google Class, fique atento/a pois há prazos.
Bons estudos.
É pra entregar até quando essa atividade professor?
ResponderExcluirÉ pra entregar até quando essa atividade professor?
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